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Crise de ansiedade: como controlar?

Quem nunca teve uma crise de ansiedade que atire a primeira pedra.

Já dizem que “ansiedade é a doença do século”.

Eu tenho, você é provável que tenha e qualquer pessoa que você perguntar também.

Antes de tudo já quero começar te dizendo que tá tudo bem, ok? Isso é normal e a sua ansiedade não te define.

Mas estou aqui hoje para te ajudar a conter essa visitante inconveniente e controlar uma crise.

Como controlar uma crise de ansiedade

Qual o motivo de tanta ansiedade?

De fato a ansiedade vem aparecendo e se tornando mais comum por muitos motivos.

Entretanto o principal deles é o nosso estilo de vida…

Hoje queremos as coisas pra ontem, sempre estamos com pressa, estamos 24 horas por dia sendo metralhados de todos os tipos de informações.

Redes sociais. Comparação. Autocobrança. Autoestima baixa. Insegurança. ANSIEDADE.

Bem como um ciclo sem fim que acaba se transformando no pesadelo diário do ansioso.

Assim também, a incerteza da quarentena foi outro grande fator que aumentou mais que o dobro os casos diagnosticados de ansiedade.

Isso que muitas pessoas tem sintomas mas não buscam ajuda, e consequentemente não são diagnosticadas.

O que é uma crise de ansiedade?

O fato de se sentir ansioso é normal, é um sentimento do ser humano e todos sentimos.

Porém, a ansiedade se torna mais desgastante quando começa a refletir no corpo e na rotina.

Com a nossa realidade atual parece que vem se tornando cada vez mais comum casos de crises de ansiedade, virou até meme.

A crise de ansiedade é um pequeno momento em que o corpo quer te proteger excessivamente de uma situação que na verdade não existe.

É como se um leão fosse te atacar e o seu corpo ficasse constantemente em estado de alerta e querendo te defender.

Tirando a parte que esse leão muitas vezes é um motivo completamente desconhecido.

Sim, muitas vezes a gente nem sabe o que está nos deixando ansiosos, simplesmente estamos.

E pra piorar, os sintomas de uma crise de ansiedade são muito parecidos com o de um infarto.

Então quando não se tem muitos conhecimentos a pessoa pode sim achar que está infartando e que vai morrer.

Aperto no peito, batimento cardíaco acelerado, transpiração, formigamento, tremores, náuseas e até mesmo falta de ar são alguns dos sintomas.

Como controlar uma crise de ansiedade?


Como controlar uma crise de ansiedade?

Durante uma crise de ansiedade tem algumas técnicas que podem ser feitas para que os sintomas passem mais rápido.

– Controle sua respiração:

Antes de mais nada respire fundo e com calma. Conte até 10. Tente relaxar.

Sua respiração normalmente fica fora do normal devido o batimento cardíaco que acelera.

Quando você começa a respirar calmamente é como se mandasse um recado para o seu organismo avisando que está tudo bem.

– Se distraia:

O principal erro durante uma crise de ansiedade é ficar prestando atenção em cada sintoma que se está sentindo.

Portanto foque a atenção para algo externo, coloque uma música que você gosta (músicas animadas) ou uma série para assistir.

De uma forma que você se distraia e não fique focada no que acontece em você internamente.

– Afaste o corpo e a mente do caos:

Se estiver em algum lugar com mais pessoas ou com barulho escolha ir para um lugar mais calmo e reservado.

Então mentalize que vai passar e que vai ficar tudo bem.

E de novo, não deixe sua mente ser tomada pela bagunça dos sintomas.

– Beba água ou algum chá:

Você pode optar principalmente por chás com efeitos calmantes. São os exemplos da hortelã, camomila e erva cidreira.

A menos que não tenha nenhum deles por perto, assim beba uma água geladinha mesmo.

Além disso, o café ou bebidas derivadas de cafeína acabam sendo um grande vilão para a ansiedade e devem ser evitadas.

Mulher tomando chá

– Se mantenha no presente:

Se mantenha no presente, sem ansiar pelo que vai acontecer ou presa no que já aconteceu.

Observe o que está acontecendo ao seu redor. Faça uma brincadeira com você mesma:

Conte quantos objetos de tal cor tem ao seu redor. Ou quantas coisas que você consegue sentir o cheiro.

Escolha algum critério legal e tente observar em torno de você.

A fim de que você saia do piloto automático e estimule prestar atenção no presente.

 

Mas acima de tudo não esqueça que vai passar.

Normalmente crises de ansiedade duram no máximo 30 minutos.

É só um momento, tudo logo fica bem!

E não esqueça de melhorar seu estilo de vida para diminuir a ansiedade no seu dia a dia.

Aliás, tire um tempo para você e para seu autocuidado, pode ser até um skincare.

Existe também uma solução natural para controlar a ansiedade, você pode ver sobre aqui.

E não esqueça de que caso tenha episódios com frequência, procure um médico psiquiatra que irá conseguir te auxiliar melhor.

 

 

 

 

 

 


4 comentários em “Crise de ansiedade: como controlar?

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