Início » 10 hábitos diários para você cuidar da saúde mental

10 hábitos diários para você cuidar da saúde mental

Você se preocupa em cuidar da sua saúde mental?

Nossa rotina hoje é uma bagunça e cada vez mais maus hábitos vão se instalando na nossa vida.

Sua saúde, seu humor, sua aparência e até mesmo sua libido dependem de bons hábitos diários.

Vamos trazer pra você uma lista de 10 hábitos saudáveis (e fáceis!) para colocar em prática hoje mesmo.

Hábitos saudáveis para uma vida mais feliz

Para ter uma vida saudável, você não precisa treinar 7 dias na semana igual doido ou comer tudo que a blogueira fitness posta.

Que tal a gente começar a melhorar pequenos hábitos que já fazem parte do seu dia a dia e vão te ajudar a cuidar da saúde mental?

Hábitos que não sejam complicados confusos ou loucos, e o melhor: super aplicáveis.

Nada que envolva comer 500 ovos por dia, treinar 300 horas na semana, ou gastar vários dinheiros com suplemento.

Acima de tudo simplicidade é sempre a melhor escolha na hora de fazer mudanças. Então aqui estão 10 hábitos fáceis para você!

 

1. Beba mais água. 

Eu falo por mim mesma, acabo sempre “esquecendo” de beber água durante o dia.

Ajuda manter uma garrafa de água sempre por perto e beber quando lembrar.

Já que se ela estiver por perto de onde você trabalha ou estuda, sempre que olhar para ela vai lembrar 🙂

2. Não fique o dia todo sentada.

Principalmente agora com o home office é normal a gente ficar o dia inteiro sentada se deixar.

Mas faça uma pequena pausa a cada hora do seu dia para simplesmente dar uma levantada.

Nesse meio tempo você pode alongar, ou andar para ir buscar uma água. Sua coluna com certeza agradecerá.

3. Alongue-se todos os dias.

O alongamento é recomendado não apenas quando pratica-se atividade física.

Pelo contrário, deve-se alongar o corpitcho todos os dias, o recomendado é pelo menos depois de acordar e dormir.

Traz vários benefícios para você, inclusive diminuir o sono e até mesmo aliviar stress.

4. Tome vitaminas diariamente.

Atualmente é comum que as pessoas tenham cada vez mais deficiências de vitaminas, tanto devido a alimentação quanto aos hábitos.

Um exemplo é a vitamina D, que a maioria das pessoas possui déficit.

Inegavelmente, é muito difícil apenas com alimentação conseguir suprir as necessidades de todas as vitaminas.

Então negócio é manter os exames em dia e suplementar o que tiver abaixo do normal.

5. Movimente-se mais.

Sabe aquela ideia de escolher a escada ao invés o elevador?

Eventualmente comece a fazer isso em momentos do seu dia, como ir a pé em lugares que iria de carro.

Do mesmo modo, até um passeio para ir caminhar pelo shopping pode ser uma boa pedida.

6. Tenha uma boa noite de sono.

O sono é o que vai ditar todo o seu humor e produção de hormônios diariamente.

Tem problemas pra dormir? Te indicamos uma solução natural aqui.

Existe também um método que se chama “higiene do sono”, que adequará seus hábitos para ajudar nisso.

Também é muito legal ter um ritual para dormir, por exemplo meditar ou ler antes de dormir.


E não esqueça de colocar o celular em modo avião… é hora de decolar no soninho.

7. Faça um detox virtual.

Vale tirar um dia vez ou outra para simplesmente ficar offline.

Da mesma forma, tente colocar no seu dia atividades em que você não usa o celular.

Pode ser um momento de meditação, uma corrida no parque ou até na hora do skincare.

Eu sei que se deixar a gente fica 24 horas passando o dedo no celular…

No entanto, esse uso em excesso pode ser prejudicial, principalmente hoje que nas mídias sociais você é espancado por informações de todos lados.

Assim sendo, precisamos tirar um tempo para nos desligarmos (ou pra desligar o celular rs).

mulher feliz se olhando no espelho: amor próprio

8. Tire momentos para autocuidado.

Incorpore na sua rotina momentos em que será você consigo mesma.

Com toda certeza o autocuidado é essencial para manter a nossa autoestima.

Então escolha um horário e simplesmente pare tudo, se conseguir fique longe do celular.

Coloque aquela música que você gosta e faça algo que você ama, algo pra você.

Hidratar o cabelo, comer um doce que você gosta, fazer skincare, dançar, treinar…

São infinitas as opções, olhe de forma gentil para si mesma e aproveite esse momento.

9. Realize autoanálises.

Principalmente depois que comecei terapia e a estudar sobre autoconhecimento virei fã de autoanálise.

A autoanálise é uma chave essencial para o amadurecimento e para se entender melhor.

Estamos em constante evolução e nada mais justo do que usarmos um tempo para analisar nós mesmos.

Analisar as atitudes, as escolhas, ou até mesmo ir além e buscar a raiz de comportamentos.

Dessa forma te convido a realizar uma atividade para colocar isso em prática.

Pegue um papel e escreva “Eu me amo porque…” e em seguida coloque todos os motivos que lembrar.

Logo depois, escreva todos os pontos que você acha que precisa melhorar.

A fim de que você trabalhe a autoanálise e também o amor próprio. Legal, né?

10. Pratique a gratidão. 

Por último mas não menos importante, vamos cuidar um pouquinho da sua alma e mente.

Você pode colocar em prática através do Diário da Gratidão, falamos sobre aqui.

Certamente isso vai ser ótimo para deixar seu coração em paz e levar a vida de forma mais leve.

Assim percebendo o quanto há beleza e coisas boas todos os dias, por mais que as coisas estejam ou não difíceis.

 

Com essas pequenas melhorias nos seus hábitos tenho certeza que vai melhorar o bem-estar de forma geral.

Por fim, nunca esqueça que sempre devemos manter um equilíbrio em todas as áreas da nossa vida.

E principalmente nos dedicando para corpo, mente e espírito.

Nossos hábitos refletem totalmente nesses três fatores.

Espero que goste e que ajude de alguma forma! 🙂

 

 


6 comentários em “10 hábitos diários para você cuidar da saúde mental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo